Urologistas e médicos generalistas diferem no manejo de homens com disfunção erétil (DE).
Nem todos os homens se beneficiam com a terapia medicamentosa oral, e são exatamente esses homens que podem se beneficiar com outras abordagens, como a injeção peniana.
A questão aqui é que muitos homens não visitam, inicialmente, os urologistas; mas sim os clínicos generalistas e acabam tendo um retardo no tratamento para a disfunção erétil. Isso nos faz afirmar que essa população está sendo sub-tratada para esse contratempo.
Sem dúvida que qualquer médico pode prescrever medicações, porém os urologistas possuem formação especializada para o manejo e suporte desses pacientes que sofrem desse distúrbio.
Um pesquisa de 10 anos realizada com mais de 2000 homens com disfunção sexual, nos USA, demonstrou que 58% esteve com urologista, 26% com médico da família e 10% com generalistas, os demais com outros profissionais de saúde.
Outro dado interessante foi a idade dos homens com DE que consultaram um urologista, eles possuíam comumente mais de 65 anos (47% dos casos) comparado com 23% daqueles que visitavam os clínicos generalistas.
Esse mesmo estudo explicou que significativamente mais homens que consultaram urologistas do que não urologistas tiveram um diagnóstico de câncer ativo (24,2% vs. 2,8%), enquanto os homens que consultaram não urologistas eram mais propensos a serem fumantes ativos e ter depressão, obesidade ou diabetes.
Cerca de dois terços dos homens vistos por não urologistas foram tratados com inibidores da fosfodiesterase-5, em comparação com apenas cerca de metade dos homens examinados por urologistas. As terapias não orais (incluindo injeções intravenosas e agentes intra-uretral) foram quase exclusivamente prescritos por urologistas.
Nós urologistas sempre buscamos sermos proativos com nossos pacientes, seja questionando-os sobre a saúde e função sexual, quanto ajudando-os a buscar um tratamento disponível que lhe adeque para que alcancem uma vida sexual satisfatória.
Afinal, vida sexual ativa é qualidade de vida.